segunda-feira, 11 de maio de 2009

Motivo que originou as Escolas Lassalistas



"Em La Salle se encontram algumas coincidências com que hoje se chama educação popular, particularmente de inspiração cristã. Por exemplo, ele opta preferencialmente pelos pobres, confia na capacidade destes, toma Jesus Cristo como referencial de humanidade, pratica a continuidade permanente entre a teoria e a ação... Mas isso, de modo nenhum, nos autoriza a dizer que o Fundador das “Escolas Cristãs” praticou educação popular no sentido em que esta é hoje entendida e realizada no Terceiro Mundo, particularmente na América Latina. O que se verifica é, sim, uma educação para o povo".


"Em termos concretos, ele optou por clientela popular, foi ao encontro dela, ofereceu-lhe considera-ções e amor preferentes, criou escola e programas à sua medida, contribuiu à criação de uma cultura popular, preparou mestres populares, e fez sua escola exercer a função social de promover os pobres".

Para Refletir:

- Optar pelos pobres e ter Jesus Cristo como referencial de humanidade são princípios que devem impulsionar o trabalho em nossas escolas e em nossas relações com os estudantes. Como temos vivenciado esses princípios em nossa CEL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário